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Distúrbios comportamentais e emocionais em crianças

Distúrbios comportamentais e emocionais em crianças

Os transtornos comportamentais comuns em crianças incluem transtorno desafiador de oposição (TDO), transtorno de conduta (CD) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
O tratamento para esses transtornos mentais pode incluir terapia e medicamentos.

Todas as crianças pequenas podem ser travessas, desafiadoras e impulsivas de
vez em quando, o que é perfeitamente normal. No entanto, algumas crianças
têm comportamentos extremamente difíceis e desafiadores que estão fora do
normal para sua idade.

Os transtornos de comportamento disruptivo mais comuns incluem transtorno
desafiador de oposição (TDO), transtorno de conduta (DC) e transtorno de déficit
de atenção e hiperatividade (TDAH). Esses três distúrbios comportamentais
compartilham alguns sintomas comuns, portanto, o diagnóstico pode ser difícil e
demorado. Uma criança ou adolescente pode ter dois transtornos ao mesmo
tempo. Outros fatores agravantes podem incluir problemas emocionais,
transtornos de humor, dificuldades familiares e abuso de substâncias
psicoativas.

Transtorno desafiador de oposição
Acredita-se que cerca de uma em cada dez crianças com menos de 12 anos
tenha transtorno desafiador de oposição (TDO), com os meninos superando as
meninas na proporção de dois para um. Alguns dos comportamentos típicos de
uma criança com TDO incluem:
 Aborrecido ou irritado facilmente
 Acessos de raiva com mais frequência
 Discute frequentemente com adultos, especialmente os adultos mais
familiares em suas vidas, como os pais
 Recusa-se a obedecer às regras
 Parece tentar aborrecer ou irritar os outros deliberadamente
 Baixa autoestima
 Limite de frustração baixo
 Procura culpar os outros por quaisquer infortúnios ou más ações.
Transtorno de conduta
Crianças com transtorno de conduta (DC) são frequentemente julgadas como
‘crianças más’ devido ao seu comportamento delinquente e à recusa em aceitar as
regras. Acredita-se que cerca de cinco por cento das crianças de 10 anos tenham
DC, com os meninos superando as meninas na proporção de quatro para um. Cerca
de um terço das crianças com DC também têm transtorno de déficit de atenção e
hiperatividade (TDAH).

Alguns dos comportamentos típicos de uma criança com DC podem incluir:
 Recusa frequente em obedecer aos pais ou outras figuras de autoridade
 Evasão repetida
 Tendência a usar drogas, incluindo cigarros e álcool, desde muito cedo
 Falta de empatia pelos outros
 Ser agressivo com animais e outras pessoas ou mostrar comportamentos
sádicos, incluindo intimidação e abuso físico ou sexual
 Desejo de começar lutas físicas
 Usando armas em lutas físicas
 Mentira frequente
 Comportamento criminoso, como roubo, acender fogo deliberadamente,

arrombar casas e vandalismo
 A tendência de fugir de casa
 Tendências suicidas – embora sejam mais raras.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Acredita-se que cerca de dois a cinco por cento das crianças tenham transtorno de
déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), com os meninos superando as
meninas na proporção de três para um. As características do TDAH podem
incluir:
 Desatenção – dificuldade de concentração, esquecimento de instruções,
passagem de uma tarefa para outra sem completar nada.
 Impulsividade – falar por cima dos outros, ter um ‘pavio curto’, estar sujeito
a acidentes.
 Hiperatividade – inquietação e inquietação constantes.
Fatores de risco em distúrbios comportamentais infantis
As causas de TDO, CD e TDAH são desconhecidas, mas alguns dos fatores de
risco incluem:
 Sexo – os meninos têm muito mais probabilidade do que as meninas de
sofrer de distúrbios comportamentais. Não está claro se a causa é
genética ou ligada a experiências de socialização.
 Gestação e nascimento – gravidez difíceis, parto prematuro e baixo peso
ao nascer podem contribuir, em alguns casos, para o comportamento
problemático da criança mais tarde na vida.
 Temperamento – crianças difíceis de controlar, temperamentais ou
agressivas desde tenra idade têm maior probabilidade de desenvolver
distúrbios comportamentais mais tarde na vida.
 Vida familiar – distúrbios comportamentais são mais prováveis em famílias
disfuncionais. Por exemplo, uma criança corre maior risco em famílias
onde a violência doméstica, a pobreza, as habilidades parentais
deficientes ou o abuso de substâncias são um problema.
 Dificuldades de aprendizagem – problemas de leitura e escrita são
frequentemente associados a problemas de comportamento.
 Deficiência intelectual – crianças com deficiência intelectual têm duas
vezes mais chances de ter distúrbios comportamentais.

 Desenvolvimento do cérebro – estudos mostraram que áreas do cérebro
que controlam a atenção parecem ser menos ativas em crianças com
TDAH.

Diagnóstico de distúrbios comportamentais infantis
Os transtornos disruptivos do comportamento são complicados e podem incluir
muitos fatores diferentes trabalhando em combinação. Por exemplo, uma criança
que exibe os comportamentos delinquentes da DC também pode ter TDAH,
ansiedade, depressão e uma vida familiar difícil.

Os métodos de diagnóstico podem incluir:
 Diagnóstico por serviço especializado, que pode incluir pediatra,
psicólogo ou psiquiatra infantil.
 Entrevistas em profundidade com os pais, filhos e professores.
 Listas de verificação de comportamento ou questionários padronizados.
Um diagnóstico é feito se o comportamento da criança atende aos critérios para
transtornos de comportamento disruptivo do Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais da American Psychiatric Association.

É importante descartar estressores agudos que podem atrapalhar o
comportamento da criança. Por exemplo, um pai doente ou vítima de outras
crianças pode ser responsável por mudanças repentinas no comportamento
típico de uma criança e esses fatores devem ser considerados inicialmente.

Tratamento de distúrbios comportamentais em crianças
Crianças não tratadas com distúrbios comportamentais podem se tornar adultos
disfuncionais. Geralmente, quanto mais precoce for a intervenção, melhor será o
resultado.
Um grande estudo nos Estados Unidos, conduzido para o Instituto Nacional de
Saúde Mental e o Escritório de Programas de Educação Escolar, mostrou que o
manejo de medicamentos cuidadosamente planejado e o tratamento
comportamental para o TDAH melhoraram todas as medidas de comportamento na
escola e em casa.

O tratamento geralmente é multifacetado e depende do distúrbio específico e
dos fatores que contribuem para ele, mas pode incluir:
 Educação dos pais – por exemplo, ensinando os pais a se comunicar e
gerenciar seus filhos.
 Terapia familiar – toda a família é ajudada a melhorar as habilidades de
comunicação e resolução de problemas.
 Terapia cognitivo-comportamental – para ajudar a criança a controlar seus
pensamentos e comportamento.
 Treinamento social – a criança aprende habilidades sociais importantes,
como conversar ou brincar cooperativamente com outras pessoas.
 Controle da raiva – a criança é ensinada a reconhecer os sinais de sua
crescente frustração e recebe uma série de habilidades de enfrentamento
destinadas a acalmar sua raiva e comportamento agressivo. Técnicas de
relaxamento e habilidades de gerenciamento de estresse também são
ensinadas.
 Suporte para problemas associados – por exemplo, uma criança com
dificuldade de aprendizagem se beneficiará de suporte profissional.
 Incentivo – muitas crianças com distúrbios comportamentais
experimentam repetidos fracassos na escola e em suas interações com
outras pessoas. Incentivar a criança a se destacar em seus talentos
específicos (como esportes) pode ajudar a aumentar a autoestima.
 Medicação – para ajudar a controlar comportamentos impulsivos.

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